Riachãoense Mariana Emanuelle Barreto de Gois lança, no dia 6 de fevereiro, livro que analisa os crimes praticados por mulheres no século XIX nas vilas de Lagarto e Riachão.
A riachaoense Mariana Emanuelle Barreto de Gois realiza nesta quinta-feira 6 de fevereiro o lançamento do livro “Rixosas e Turbulentas. Mulheres nas Vilas de Lagarto e Riachão Oitocentista” publicado pela Editora Appris. O evento acontece às 18 horas no Grupo Escolar Sílvio Romero, na Praça Manoel Emílio de Carvalho também conhecida como Praça do Rosário em Lagarto.
A obra apresenta uma análise dos crimes praticados por mulheres no século XIX nas vilas de Lagarto e Riachão contribuindo de forma significativa para a preservação da memória histórica feminina. Segundo a autora a pesquisa utilizou um corpus documental diversificado reunindo processos crimes livros de rol de culpados códigos de posturas jornais e outros documentos que ajudam a compreender o cotidiano das mulheres oitocentistas e as motivações que as levaram a envolver-se em conflitos e delitos.
O lançamento é aberto ao público e representa mais um importante registro sobre a história regional valorizando o protagonismo feminino e a produção acadêmica feita por uma pesquisadora riachaoense.
